Público alvo
O projeto será aplicado em toda a escola (18 turmas do 1º ao 9º anos) com alunos entre 06 e 18 anos, na Escola Estadual Profª Ana Coelho Palmeira, no 2º semestre de 2011.
DURAÇÃO: 3 MESES (Out/Nov./Dez)
APRESENTAÇÃO
Este projeto tem por finalidade promover a construção de uma cidadania sadia, critica, comparativa e consciente em seu educando, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do seu papel, frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante os direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade em que vivem.
JUSTIFICATIVA
Resgatar os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites, materialista, que tira do jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola.
Na sociedade globalizada, convivem pessoas de culturas diferentes com distintos valores e convicções religiosas. A educação, como uma das instâncias da sociedade, possui uma dimensão moral, que tem a intenção de realizar uma educação na perspectiva do desenvolvimento da capacidade de autonomia das crianças e jovens com que se trabalha. A moral já se encontra presente na prática educativa que se desenvolve nas escolas. No cotidiano escolar, os valores se traduzem no regulamento escolar e nas finalidades do ensino e aprendizagem, tornando-se necessário que se reflita sobre esses princípios e essas regras, para que se instalem no ambiente escolar, ações e relações democráticas.
O desafio que se apresenta à escola é trabalhar com crianças e adolescentes de maneira responsável e comprometida, do ponto de vista ético, proporcionando as aprendizagens de conteúdos e desenvolvendo capacidades que possam transformar a comunidade de que fazem parte, fazendo valer o princípio da dignidade e criando espaços de possibilidade para a construção de uma sociedade na qual a questão da moralidade deva ser uma questão de todos e de cada um.
OBJETIVOS
· Resgatar as tradições culturais conscientizando-os da importância dos valores na comunidade;
· Agrupar fatores que influenciaram a nossa cultura e deram base as tradições presentes entre nós;
· Direcionar os valores como fonte geradora de paz, segurança, dignidade e evolução social.
· Palestra e/ou oficinas com temas direcionados aos pais dos adolescentes.
Este projeto abrangerá toda a comunidade escolar, com participação efetiva dos alunos e professores do Ensino Fundamental, divididos e organizados por tópicos:
· Amor
· Amizade
· Bondade
· Compaixão
· Coragem
· Honestidade
· Esperança
· Fé
· Felicidade
· Generosidade
· Humildade
· Inteligência
· Justiça
· Obediência e Disciplina
· Paciência
· Paz
· Respeito
· Responsabilidade
· Solidariedade
RECURSOS
Serão utilizadas todas as fontes de pesquisas possíveis:
· Vídeos e filmes (mãos talentosas, a corrente do bem, desafiando gigantes, a virada, entre outros);
· Revistas;
· Músicas;
· Jornais
· Materiais recicláveis;
· Entrevistas;
· Palestra;
· Aulas extraclasses para pesquisa e levantamento de dados.
· Data show
DESENVOLVIMENTO
Os temas abordados dentro da proposta dos valores serão trabalhados com as turmas divididas em equipes com os seguintes recursos:
· Dramatização;
· Slides, vídeos ou cartazes;
· Paródias
· Histórias de vida.
Ação dos professores:
Além de trabalhar os valores dentro de sua disciplina, cada professor, todos os dias, lerá mensagens, com temas relacionados a valores, para as turmas onde serão feitos comentários, opiniões e produções de textos.
ü Matemática: gráficos e estatísticas das conseqüências da violência no estado e no país.
ü Língua Portuguesa: conceito e dramatização da realidade de um dos valores e produções textuais.
ü Inglês: tradução de letras de musicas, elaboração de história em quadrinhos e dicionário de acordo com o tema selecionado.
ü Geografia: valorização das relações entre as pessoas e textos sobre valores.
ü História: relatório sobre filmes assistidos.
ü Ciências: valores ambientais.
ü Arte: confecção de artigos natalinos para a decoração da escola visando à observação do trabalho cooperativo.
ü Ensino religioso: arrecadar material escolar para doação em hospitais, lar dos idosos, etc. e estudo de passagens bíblicas.
ü Educação física: expressão corporal.
CONCLUSÃO DO PROJETO:
A culminância do nosso trabalho acontecerá na semana de 12 a 16 de dezembro com alunos e professores numa exposição cultural a qual será realizada por cada turma relacionando os temas abordados pelos mesmos. Os alunos deverão apresentá-los em forma de peça teatral, paródias, jograis e ações representadas através de painel fotográfico e slides em Power Point.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados por seu engajamento nas atividades, sua participação, suas contribuições positivas, suas colocações e questionamentos durante todo o projeto. Também será avaliada em sua postura nas diferentes situações e locais, sua capacidade de trabalho em pequeno e grande grupo.
Excelente projeto... Vitório - Cabo Frio - RJ
ResponderExcluirExcelente projeto.Vou tentar fazê-lo na minha escola,pois estamos precisando trabalhar os valores com essa garotada. Farei como entrevistas aos pais,professores e colegas dessa garotada.Vamos ver no que vai dar.Obrigada pela dica e ajuda.bju.Profª Elza de Souza-Camapuã,MS
ResponderExcluirMUITO BOM O PROJETO EM TEMPOS DE DESORDEM, FALTA DE RESPEITO, E ATÉ MESMO AGRESÃ0 PARA COM PROFESSORE E TODO CORPO DA ESCOLA FAZ NECESSÁRIO UM PROJETO CONTINUO DESTE TIPO. MUITO OBRIGADO PELA DICA.
ResponderExcluirNossa estava a procura de um projeto neste estilo, obrigado por compartilha-lo.
ResponderExcluirExcelente projeto,vou adaptar na escola que trabalho estamos precisando de algo que faz com que nossos estudantes acordam para a realidade.Professora:Maria Aparecida Sidrolândia-MS
ResponderExcluirExcelente projeto,vou adaptar na escola que trabalho estamos precisando de algo que faz com que nossos estudantes acordam para a realidade.Professora:Maria Aparecida Sidrolândia-MS
ResponderExcluirConcordo com a professora Maria Aparecida, também vou adaptá-lo na escola em que trabalho urgentemente. Professora: Beatriz Campo Grande/MS
ResponderExcluirPARABÉNS POR ESTE PROJETO MARAVILHOSO, EXCELÊNTE TRABALHO, VOU APLICAR NA ESCOLA QUE TRABALHO E ACREDITO QUE VAI SER UM SUCESSO. COORDENADORA:NOEMIA RAMOS/ BA
ResponderExcluirMuito bom o projeto, vai nos ajudar a diferenciar em sala de aula. Como ministro Lingua Inglesa vou adapta-lo para o inglês. Sou Angela Fernandes.
ResponderExcluirMuito bom o projeto, vai nos ajudar a diferenciar em sala de aula. Como ministro Lingua Inglesa vou adapta-lo para o inglês. Sou Angela Fernandes.
ResponderExcluirÓtimas ideias!!!
ResponderExcluirAmei o projeto, vou adaptá-lo na escola onde trabalho, pois, precisamos resgatar em nossas crianças valores já esquecidos.MARLY SILVA DE PAULA- BJN-ES
ResponderExcluirexcelente projeto vou tentar adaptar a nossa escola ainda este ano
ResponderExcluirParabéns por esse projeto,vou adaptá-lo ao meu.
ResponderExcluirAndréia
Parabéns. Uma excelente oportunidade de trabalho pedagógico. Torço pelo sucesso.
ResponderExcluirÓtimo!!! Parabéns!!!
ResponderExcluirGostaria de saber os resultados do projeto em sua prática na escola com alunos e professores enfim a comunidade envolviada. obrigada,Marisa
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho!! Como faço para conseguir o material de vcs seria muito positivo aqui na nossa escola
ResponderExcluir